Matriz: Av. Elísio Teixeira Leite, 7737 – sala 05 – Parada de Taipas – Z/N – São Paulo – SP
Filial: Avenida Tenente Marques, 4935 – sala 7 – Fazendinha – Santana de Parnaiba – SP
Matriz: (11) 3542-2098 / (11) 94059-4712
Filial: (11) 4156-7002 / (11) 93143-2875
Segunda à Sexta-feira 08:00 às 12:00 e 13:30 às 18:00hs

Habilidades mais procuradas no mercado de trabalho

0

Conheça as Habilidades mais procuradas no mercado de trabalho

No mercado de trabalho, as habilidades mais procuradas, pouco tem a ver com sua experiência profissional.

habilidades mais procuradas no mercado de trabalho

Você sabia que as habilidades mais procuradas no mercado de trabalho nem sempre estão ligadas somente às titulações ou número de cursos no currículo? Saiba que as empresas valorizam muito competências como comunicação, ética, cooperação, proatividade e autonomia, por exemplo. Em uma entrevista de emprego, os recrutadores vão analisar esses aspectos na hora de contratar. Por essa razão, neste post vamos listar quais as habilidades mais procuradas no mercado de trabalho.

Em outras palavras, saber disso previamente pode fazer de você um profissional diferenciado na carreira. Em primeira vista, podem parecer características simples. Porém, é preciso utilizá-las a seu favor para garantir uma carreira promissora. Você também pode obtê-las com desenvolvimento profissional.

As habilidades mais procuradas no mercado de trabalho

Saber identificar qual competência é positiva e qual não é realmente é uma tarefa um tanto complicada, não é mesmo? Afinal, nem todos conseguem fazer uma autocrítica ou têm autoconhecimento para isso.

Atualmente, é possível procurar alguns meios de fortalecer essas habilidades através de coaching, por exemplo. Ou ainda também procurar conhecer mais sobre soft skills. 

Por meio dessas ferramentas, um profissional pode evoluir bastante ao desenvolvê-las positivamente. Sempre com a finalidade de se tornar um profissional melhor e mais capacitado para realizar as atividades diárias. E, com isso, resolver problemas e conviver melhor com os outros.

Portanto, trabalhar alguma competência que esteja carente pode ser um grande benefício para a sua carreira. Confira a seguir quais são as habilidades mais procuradas no mercado de trabalho e descubra se você tem elas ou precisa desenvolvê-las:

1- Ética

Essa é uma habilidade fundamental não apenas para a vida profissional. Ela é de suma importância também para a vida pessoal. Por isso ela deve aparecer em primeiro lugar na lista. Embora ela seja de extrema importância, nem sempre ela é evidente. Pois ela só poderá ser percebida após algum tempo de empresa e de diversas atitudes que comprovam que você leva essa atitude muito a sério.

Além disso, essa é uma marca muito positiva e que pode fazer de você alguém muito lembrado tanto no meio profissional, quanto no pessoal como alguém de princípios. Portanto, essa habilidade deve ser praticada constantemente para que não caia em esquecimento.

Vale lembrar também que um profissional que não tenha essa habilidade, dificilmente terá emprego. Pois um profissional sem ética nunca é bem visto no mercado de trabalho. E acredite, é mais difícil de construir uma boa reputação do que uma ruim e as notícias nesse meio correm rápido.

Portanto, invista nessa habilidade e torne ela como uma característica forte sua, que ela poderá fazer você ir longe na carreira e no mercado de trabalho.

2- Flexibilidade

Essa também é uma das habilidades mais procuradas no mercado de trabalho. Essa competência pode fazer de você um profissional muito diferenciado. Pois ela é basicamente a capacidade que uma pessoa tem em se adaptar ou de aceitar as mudanças.

Vale lembrar que o mundo globalizado está em constante mudança. As empresas devem se adaptar às exigências do mercado. Portanto, essa capacidade pode colocar você em um lugar diferenciado.

Além das mudanças em que ocorrem no mercado, é comum que as empresas tenham diferentes gerações trabalhando e um funcionário muito rígido pode ter dificuldades em se adaptar com o choque geracional. Nem todos conseguem ser flexíveis com outra cultura e isso pode se manifestar em funcionários novos ou velhos.

Além dessas questões, a flexibilidade torna mais harmonioso o trabalho coletivo, pois ela carrega uma característica muito legal que é de aceitar pontos de vista diferentes para atingir um objetivo.

3- Comprometimento

A motivação para resolver e superar os problemas na empresa, certamente é uma característica de um funcionário comprometido. Portanto, essa é uma das habilidades mais procuradas no mercado de trabalho e o mundo corporativo exige cada vez mais profissionais comprometidos.

Desenvolver essa habilidade pode fazer você ir além na carreira e fazer de você alguém muito qualificado, responsável e confiável para ocupar uma vaga. Por isso, desenvolva essa competência caso você não identifique ela no seu perfil, que fará você ir muito além na carreira profissional.

4- Comunicação

A habilidade de se comunicar é fundamental no meio corporativo. Para isso, é necessário saber se expressar ou passar uma informação de maneira clara e eficiente. Caso contrário, o setor de trabalho será um caos e ninguém entenderá como devem ser realizados os processos.

Afinal de contas, é preciso que os executivos traduzam a linguagem técnica de seus serviços de maneira que possa ser compreendida pelo público leigo.

Além disso, uma boa comunicação permite que os serviços prestados pela empresa sejam mais atrativos para os clientes através de uma comunicação acessível e atrativa. Se você tem essa habilidade, certamente poderá ganhar alguns pontos na hora da contratação.

5- Cooperação

Ninguém trabalha sozinho e saber conviver trabalhar em equipe é fundamental para um ambiente harmonioso de trabalho. Não é a toa que as empresas valorizam muito as relações interpessoais e a capacidade que um funcionário tem em colaborar e de trabalhar em equipe.

Ser cooperativo pode ser uma marca muito positiva no seu perfil e isso pode fazer você ser reconhecido e lembrado por onde passa.

Portanto, é fundamental saber ter espírito de equipe, ajudar os outros e saber ouvir. Vale lembrar também que essa habilidade combina muito bem com outras duas já citadas: Comunicação e flexibilidade. Caso você não tenha essa característica no seu perfil de trabalho, você poderá ser taxado com alguém individualista e isso não é bem visto no mercado de trabalho atual.

6- Proatividade

Nenhuma empresa tem admiração ou reconhecimento por funcionário que assistem as coisas no camarote ou sem iniciativa. Ser proativo é uma das habilidades procuradas no mercado de trabalho que pode ser bastante valorizada. Ela é basicamente a capacidade que o profissional tem em antever os problemas e tomar a ação esperada na hora certa e sem danos colaterais.

Além disso, ela também é fundamental para identificar qual o seu grau de comprometimento no trabalho que realiza ou no cargo que exerce. Portanto, ter essa competência com você, pode ser uma marca muito positiva no seu perfil profissional.

7- Autonomia

Essa é uma habilidade que identifica qual é o seu grau de independência e responsabilidade naquilo que faz. Ela é um pouco mais difícil de desenvolver, pois precisa que seja trabalhada em conjunto com a gestão que trabalha com você.

Portanto, para desenvolvê-la, é necessário que a empresa e a gestão tenha plena confiança no serviço que você´presta. Desse modo, ela só pode ser adquirida após um tempo de permanência no cargo que ocupa.

Mas vale lembrar que ela é uma característica que nem todos possuem e se você tiver como explorá-la, certamente fará de você um profissional diferenciado, que presta um trabalho com qualidade e é confiável para todos os segmentos da empresa.

8- Competitividade

Essa é uma habilidade que deve estar diretamente ligada à ética. Ser competitivo é o que torna você mais atraente para o mercado, que gosta de vencer e superar desafios. Mas vale lembrar que essa habilidade dever ser muito bem dosada, de modo, que não faça de você alguém muito agressivo e que tem como objetivo tomar o espaço de todos.

Ser competitivo não dá o direito de passar por cima dos outros, mas sim ter um perfil de trabalho mais atraente e que saiba extrair as melhores vantagens das oportunidades que surgem.

Para ter essa habilidade bem desenvolvida também é necessário saber trabalhar bem em equipe. Portanto, explore essa competência de maneira positiva, que você terá destaque na carreira que escolheu.

9- Resiliência

Essa é uma habilidade procurada pelas empresas que pode estar diretamente relacionada À flexibilidade. Ela é a capacidade de adaptação e superação daquilo que foge do controle e que é desfavorável. Quem é resiliente entende que perder faz parte do jogo e aceita isso como um aprendizado.

Além disso, essa é uma habilidade que identifica o grau de maturidade da pessoa, ela pode fazer com que você seja reconhecido como alguém equilibrado emocionalmente e que não se abala diante das dificuldades.

Portanto, com um mercado cada vez mais imprevisível, essa habilidade pode colocar você em um lugar diferenciado e ser reconhecido positivamente quanto a sua personalidade nas atividades que realiza na empresa.

10- Foco em resultados

Toda empresa que contrata um funcionário deposita a maior parte das fichas em uma questão: resultados. Essa é a premissa básica para a permanência no mercado de trabalho. Aquele que está gerando resultados para a empresa, tem sua vaga garantida. Claro que outros fatores também contam, mas a apresentação de resultados para o trabalho que o colaborador realiza é o que movimenta todo o negócio.

Portanto, essa também pode ser considerada uma das habilidades mais procuradas pelas empresas. Pois elas procuram profissionais que seja focado e apresente o melhor resultado possível, levando em conta diversos fatores, como custos, planejamentos, produtividade e tudo isso deve ser feito de maneira ética, comprometida e proativa.

Conclusão

Agora que você sabe quais as habilidades mais procuradas no mercado de trabalho, ficou mais fácil de entender como funciona esse meio e avaliar se você tem algumas delas ou se precisa desenvolvê-las.

Portanto, é válido que você faça uma análise das suas competências e estude como melhorá-las. Certamente, isso trará resultados positivos tanto para a vida profissional, quanto pessoal.